São Paulo - SP, Brazil
contato@oriontecinfo.com.br

Cadastro e gerenciamento de usuários

Projetos na área de TI

Acesso ao sistema

Para acessar o sistema é necessário estar cadastrado e logado. O cadastro de usuários é realizado por usuário(s) cadastrado(s) como adminstrador(es)..

Figura 1 – Tela de login

Níveis de usuário

O sistema possui quatro níveis de acesso ou tipos de usuários:

  1. Administrador
  2. Funcionário
  3. Entrevistador
  4. Gerente
  5. Técnico

Cada tipo de usuário tem permissões distintas, a saber:

Administrador

Figura 2 – Administrador

De uma maneira geral, o administrador tem todo o controle do sistema. O administrador tem as seguintes permissões:

  • Cadastrar usuários
  • Listar os usuários cadastrados
  • Ordenar a lista de usuários pelos campos: nome, email, nome de usuário ou nível de acesso
  • Visualizar as informações cadastradas de um usuário
  • Editar informações de usuários
  • Alterar a senha de um usuário
  • Alterar o nível de acesso de um usuário
  • Excluir usuários
  • Criar formulários
  • Listar os formulários criados
  • Ordenar os formulários pelos campos: nome, tipo, título ou data de criação
  • Excluir formulários
  • Listar dados de formulários
  • Ordenar os dados pelos campos: id, usuário ou horário de registro
  • Gravar um novo formulário a partir de um formulário existente
  • Gerar arquivo PDF dos dados coletados de um formulário
  • Excluir dados de um formulário (um ou mais ou até mesmo todos)
  • Finalizar uma pesquisa
  • Reabrir uma pesquisa
  • Visualizar o código HTML de um formulário
  • Gerar arquivo PDF do código HTML de um formulário
  • Visualizar o relatório de uma pesquisa
  • Visualizar os gráficos de uma pesquisa (tipo pizza, colunas, barras ou linha)
  • Exportar arquivos de uma pesquisa em formato CSV (para ser aberto no Excel)
  • Exportar arquivos de uma pesquisa em formato XML
  • Realizar backup’s das pesquisas
  • Exibir os arquivos de backup’s criados
  • Recuperar dados (restore) de uma pesquisa
  • Excluir um arquivo de backup
  • Cadastrar imagens
  • Listar imagens cadastradas
  • Excluir imagens

Funcionário

Figura 3 – Funcionário

Os funcionários da empresa devem ser cadastrados para que possam responder pesquisas internas como de satisfação no ambiente de trabalho, sugestões, ideias, avaliações, etc.

O usuário cadastrado como funcionário tem as seguintes permissões:

  • Listar os formulários criados
  • Verificar as seguintes informações de cada um dos formulários: Nome, Tipo, Título, Data de Criação e Status.
  • Ordenar os formulários pelos campos: nome, tipo, título ou data de criação
  • Responder os formulários do tipo “interno“. Cada formulário pode ser respondido uma única vez.

Entrevistador

Figura 4 – Entrevistador

Entrevistadores normalmente realizam pesquisas externas como: pesquisas de satisfação de clientes, pesquisas para avaliação de produtos e serviços, pesquisas de mercado, etc. O usuário cadastrado como funcionário tem as seguintes permissões:

  • Listar os formulários criados
  • Verificar as seguintes informações de cada um dos formulários: Nome, Tipo, Título, Data de Criação, Número de entrevistas realizadas e Status.
  • Responder os formulários do tipo “externo“. O formulário pode ser respondido várias vezes enquanto a pesquisa não for finalizada pelo administrador.

Gerente

Figura 5 – Gerente

Basicamente, os gerentes tem acesso aos relatórios e gráficos estatísticos das pesquisas. O usuário cadastrado como gerente possui as seguintes permissões:

  • Listar os formulários criados
  • Ordenar os formulários pelos campos: nome, tipo, título ou data de criação
  • Verificar as seguintes informações de cada um dos formulários: Nome, Tipo, Título, Data de Criação, Número de registros e Status da Pesquisa
  • Listar dados de formulários tipo web ou externos
  • Ordenar os dados pelos campos: id, usuário ou horário de registro
  • Gerar arquivo PDF dos dados coletados de um formulário
  • Exportar dados de uma pesquisa em formato CSV (para ser aberto no Excel)
  • Visualizar o relatório de uma pesquisa
  • Visualizar os gráficos de uma pesquisa (tipo pizza, colunas, barras ou linha)

Técnico

Figura 6 – Técnico de Manutenção

Nesta categoria devem ser cadastrados técnicos da empresa ou de terceirizadas que realizam manutenção interna (dentro da empresa) ou externa (em equipamentos instalados nos clientes). O usuário cadastrado como técnico tem as seguintes permissões:

  • Listar os formulários criados
  • Verificar as seguintes informações de cada um dos formulários: Nome, Tipo, Título, Data de Criação, Número de entrevistas realizadas e Status.
  • Responder os formulários do tipo “serviços“. O formulário pode ser respondido várias vezes enquanto não for fechado pelo administrador.

Gerenciamento de usuários

Cadastrando um usuário

Para acessar o cadastro de usuários, no menu superior esquerdo, clique no item de menu “Usuários“, na opção “Cadastro“.

Figura 7 – Menu “Usuários”

Será aberta a seguinte tela:

Figura 8 – Tela “Cadastro de Usuários”

Para cadastrar um usuário, você deve informar:

  • O nome completo do usuário
  • Seu endereço de email (endereço de email válido)
  • O nome de usuário (não pode ser um nome de usuário já existente)
  • A senha (só pode conter letras e números)
  • O nível de acesso

Após entrar com as informações solicitadas, clique no botão “Cadastrar”.

Observação: Por medida de segurança, a senha cadastrada, antes de ser inserida no banco de dados, é criptografada utilizando codificação sha1, com hash de 160 bits.

Listando os usuários cadastrados

No item de menu “Usuários“, clique em “Lista“. Será exibida a lista dos usuários cadastrados:

Figura 9 – Lista de usuários cadastrados

No campo “Ações” da lista de formulários há quatro botões:

  • Exibir: Ao ser clicado, exibe os dados de cadastro do usuário
  • Editar: Ao ser clicado, permite alterar os dados do usuário
  • Senha: Ao ser clicado, permite alterar a senha do usuário
  • Apagar: Ao ser clicado exclui o usuário

Ordenando a lista de usuários

Por padrão, a lista de usuários é exibida em ordem de data de cadastro decrescente, porém é possível ordená-la por: nome completo, email, nome de usuário ou nível de acesso, em ordem crescente ou decrescente.

Figura 10 – Lista de usuários ordenadas pelo nome completo (ordem crescente)

Exibindo os dados de cadastro do usuário

Clicando no botão “Visualizar” são exibidas as informações de cadastro do usuário.

Figura 11 – Exibindo dados de cadastro do usuário

Editando dados de cadastro do usuário

Clicando no botão “Editar usuário” é possível alterar o nível e os dados de cadastro do usuário.

Figura 12 – Editando dados de cadastro do usuário

Alterando a senha do usuário

Para alterar a senha do usuário, clique no botão “Senha“. Será aberta a seguinte tela:

Figura 13 – Tela de alteração de senha do usuário

Por padrão, a senha digitada é escondida, seja através de asteriscos ou da figura de bolinhas. Dessa forma, ela pode ser digitada sem ser vista por pessoas que estejam próximas. Caso, antes de realizar a alteração, o administrador queira confirmar se a senha foi digitada corretamente, basta clicar na imagem do olho existente à direita do campo de texto.

Apagando ou excluindo um usuário

Para excluir um usuário, clique no botão “Apagar“. Se tudo ocorrer normalmente, serrá exibida a seguinte mensagem:

Figura 14 – Mensagem de exclusão de usuário