São Paulo - SP, Brazil
contato@oriontecinfo.com.br

Construção de Formulários

Projetos na área de TI

Construtor de Formulários

Formulários só podem ser construídos por um usuário cadastrado como “administrador“. A construção é realizada de forma muito simples e rápida: basta arrastar os elementos de formulário, em ordem sequencial, para o interior da área de descarga (em qualquer parte). A construção é feita automaticamente.

Para acessar o construtor de formulários, no menu superior esquerdo, clique no item de menu “Formulários”, na opção “Construtor”.

Figura 1 – Item de menu “Formulários”

Tela inicial do construtor

A tela do construtor de formulários é simples e enxuta (figura 1). Possui, na parte superior, quatro botões. O primeiro (da esquerda para a direita) ao ser clicado exibe o código HTML do formulário que está sendo construído. O segundo oculta o código,  o terceiro ao ser clicado redireciona para a página que contém a listagem dos formulários construídos e o quarto permite recarregar o construtor com as configurações padrões.

Figura 2 – Construtor de Formulários

No lado esquerdo, fica o box que contém os elementos de formulário. “Textos e SubTítulos” e “Separadores” podem ser inseridos em qualquer parte do formulário. No lado direito temos a área na qual os elementos são descarregados e onde é realizada a construção do formulário.

Área de construção do formulário

É a área onde os elementos serão descarregados em ordem sequencial (na ordem em que são descarregados) para a construção do formulário. Se algum erro for cometido na construção do formulário, é possível reiniciar a construção clicando no botão “Recarregar“.

Tipos de formulários

É possível criar quatro tipos de formulários:

Formulário web

Formulário para coleta de dados do público que acessa o site da empresa. Para responder a esse tipo de formulário não é necessário estar logado no sistema. Neste tipo de formulário é possível adicionar até vinte elementos genéricos além de cerca de cinquenta elementos pré-configurados.

Pode ser criado uma grande variedade de formulários como, por exemplo: formulário de contato, enquetes, formulário para venda de produtos, formulário para solicitação de serviços, opinião do público-alvo sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa, etc.

Formulário interno

Formulário para coleta de dados de funcionários da empresa. Para responder a esse tipo de formulário é necessário estar logado no sistema como “funcionário”. Neste tipo de formulário é possível adicionar até vinte elementos genéricos além dos elementos de classificação.

Pode ser criado uma grande variedade de formulários, especialmente formulários de avaliação como, por exemplo: avaliação de satisfação de funcionários, avaliação dos benefícios oferecidos pela empresa, avaliação de treinamentos promovidos pela empresa, avaliação do recrutamento e seleção de pessoal, pesquisa sobre clima organizacional, ideias e sugestões para melhoria e aprimoramento dos processos internos de trabalho, etc.

Formulário externo

Formulário para realização de pesquisas externas, com o público em geral. Para responder a esse tipo de formulário é necessário estar logado no sistema como “entrevistador”. É possível adicionar até vinte perguntas, além dos elementos de classificação.

Podem ser criado formulários, com as mais diversas finalidades: pesquisas de mercado, pesquisas políticas, pesquisas para avaliação de produtos e serviços oferecidos pela empresa, pesquisas universitárias, etc.

Formulário de serviços

Para responder a esse tipo de formulário é necessário estar logado no sistema como “técnico”. Formulários de serviços são usados em visitas técnicas para instalação ou manutenção de equipamentos.

Os gráficos e relatórios gerados pelo sistema, permitem identificar quais são os problemas mais comuns que ocorrem nos equipamentos. Também permite levantar o nível de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados, etc.

Categorias de elementos de formulários

Além dos elementos de apoio (Títulos, Textos e Subtítulos e Separadores), o sistema possui oito categorias de elementos para formulários web, duas categorias de elementos para formulários internos e duas categorias de elementos para formulários externos.

Figura 3 – Categorias de elementos de formulários tipo “web”

Figura 4 – Categorias de elementos de formulários tipo “interno”

Figura 5 – Categorias de elementos de formulários tipo “externo”

Figura 6 – Categorias de elementos de formulários tipo “serviços”

Exibindo e ocultando os elementos de uma categoria

Essas categorias são apresentadas na parte inferior da tela em boxes expansíveis, ou seja, se um determinado box, por exemplo, box de Elementos Genéricos, for clicado ele irá se expandir exibindo os elementos de formulários que os compõem.

Figura 7 – Box “Elementos Genéricos” expandido e exibindo seus elementos de formulário

Clicando-se no link “Ocultar Elementos” o box é recolhido e seus elementos voltam a ficar ocultos ocupando menos espaço na tela. A altura da área de construção do formulário é redimensionada automaticamente conforme o box que contém os elementos de formulário se expande ou se retrai.

Todos os elementos de formulário possuem, logo abaixo, um botão denominado “Settings” que permite personalizar seus textos e validações.

Global Required

Por default, a informação a ser coletada pelos elementos não é obrigatória (requerida). Porém essa configuração pode ser personalizada individualmente para cada elemento ou de forma global através do botão “Global Required” (localizado na parte superior da tela). Ao clicá-lo será aberta a janela de diálogo abaixo.

Figura 8 – Janela de configurações “Global Required”

Dessa forma se, por exemplo, a caixa “Elementos básicos” for marcada, todos os elementos pertencentes a esta categoria serão marcados com asterisco (*) e serão de preenchimento obrigatório.

Se a caixa “Todos elementos” for marcada, todos os elementos de todas as categorias serão marcados com asterisco (*) e passarão a ser de preenchimento obrigatório.

Construindo formulários

Configurando o título do formulário

O primeiro elemento a ser descarregado ao se iniciar a construção de um formulário deve sempre ser o seu título. Antes de executar essa operação, acesse sua janela de configurações (Settings) e configure-o (defina o texto do título, estilo visual e selecione o tipo de formulário a ser criado).

Figura 16 – Janela de configuração do elemento “Título do Formulário”

Arrastando o elemento para a área de descarga

Ao clicar em um elemento de formulário e iniciar o arraste, surgem bordas azuis em torno da área de descarga e o cursor do mouse é alterado para setas que indicam movimento, sinalizando que o elemento está sendo movido (arrastado).

Figura 17 – Arrastando o elemento para a área de descarga

Assim que o elemento de formulário entra totalmente na área de descarga, o cursor do mouse é alterado para o formato de cruz, sinalizando que ele já pode ser solto.

Figura 18 – Elemento no interior da área de descarga

Soltando o elemento na área de descarga

Quando o primeiro elemento (Título do formulário) for solto na área descarga, o botão “Listar Formulários” irá desaparecer e surgirá em seu lugar o botão  denominado “Finalizar Construção do Formulário” (símbolo de Avançar).

O usuário poderá continuar a descarregar outros elementos e assim que desejar finalizar a construção do formulário bastará clicar neste botão (ver figura abaixo).

Figura 19 – Elemento é descarregado e surge o botão “Finalizar construção do formulário”

Configurando e descarregando os demais elementos

Construa o formulário configurando e arrastando os elementos para a área de construção do formulário.

Figura 20 – Janela de configuração da primeira pergunta

Finalizando a construção do formulário

Depois que o formulário estiver construído, clique no botão “Finalizar construção do formulário“. Em seguida teste as validações do formulário e grave-o.

Figura 21 – Formulário construído