São Paulo - SP, Brazil
contato@oriontecinfo.com.br

Exportação de dados em CSV e XML

Projetos na área de TI

 

Arquivos CSV são arquivos de texto simples com linhas de dados em que cada valor é separado por uma vírgula. XML é um formato de dados pensado para facilitar o compartilhamento de informações através da internet. Sua principal característica é que ele consegue criar uma única estrutura que é reconhecida por diversas linguagens sem a necessidade de uma formatação específica para cada uma delas.

Exportando os dados coletados pelos formulários em arquivos do tipo CSV e XML é possível abri-los no Excel e utilizar os recursos desse aplicativo para trabalhar os dados (criar filtros de seleção, geração de gráficos, etc.). Também é possível utilizar programas estatísticos específicos como o SPSS para processar os dados da pesquisa.

Exportando arquivo CSV dos dados da pesquisa

Estando logado como administrador, acesse a lista de formulários e clique no botão “Listar dados“. Será aberta a lista de dados da pesquisa.

Figura 1 – Pesquisa de mercado – Cabeçalho da lista de dados

Clicando no botão “CSV” (Exportar CSV), será gravado e baixado um arquivo CSV com os dados da pesquisa. Arquivos CSV podem ser abertos no Excel.

Figura 2 – Pesquisa de mercado sobre café – Arquivo CSV aberto no Excel (vista parcial)

Exportando arquivo XML dos dados da pesquisa

Clicando no botão “XML (Exportar XML), será gravado e baixado um arquivo XML com os dados da pesquisa.

Figura 3 – Pesquisa de mercado sobre café – Conteúdo parcial (os dois primeiros registros) do arquivo XML

É possível abrir este arquivo no Excel, conforme indicado na figura a seguir.

Figura 4 – Pesquisa de mercado sobre café – Arquivo XML aberto no Excel

Exportando arquivo CSV do questionário e dos dados da pesquisa

Exportar o questionário e os dados numéricos das opções escolhidas possibilita, além de abri-los em planilhas de dados como o Excel, processá-los em programas estatísticos como o SPSS e outros.

Como administrador, acesse a lista de formulários e clique no botão “Exibir relatório“. Será exibido o relatório da pesquisa.

Figura 5 – Pesquisa de mercado – Cabeçalho da tela “Exibir relatório”

Clique no botão “Questionário” (Exportar Quesionário CSV). Será gravado e baixado em seu computador o arquivo de questionário. Em seguida abra-o no Excel para visualizá-lo.

Figura 6 – Pesquisa de mercado sobre café – Abrindo arquivo CSV do questionário (vista parcial)

Clique no botão “Dados numéricos” (Exportar Dados Numéricos CSV). Será gravado e baixado em seu computador o arquivo CSV com os dados numéricos (número das opção escolhida para cada pergunta) da pesquisa. Em seguida abra-o no Excel para visualizá-lo.

Figura 7 – Pesquisa de mercado sobre café – Abrindo arquivo CSV dos dados numéricos (vista parcial)

Exportando arquivo XML dos dados numéricos da pesquisa

Clique no botão “Dados numéricos” (Exportar Dados Numéricos XML), escolha uma pasta de seu computador e grave o arquivo. Em seguida abra-o no Excel para visualizá-lo.

Figura 8 – Pesquisa de mercado sobre café – Arquivo XML com os dados numéricos da pesquisa abertos no Excel