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Tipos de perguntas

Projetos na área de TI

Elementos genéricos

Na criação dos questionários podem ser utilizados cinco tipos de perguntas:

1) fechada (estilo radio button),

2) fechada (estilo combo box),

3) de múltipla escolha (estilo check box),

4) aberta;

5) semi-aberta.

 

Figura 1 – Elementos genéricos – Perguntas fechadas e de múltipla escolha

Perguntas fechadas

Numa pergunta fechada, todas as opções de resposta são definidas no elemento.

Exemplo de pergunta fechada

É possível criar um elemento de formulário específico à partir de um elemento genérico, de forma muito simples. Como exemplo, vamos criar o elemento que representa uma pergunta fechada:

Figura 2 – Elemento de formulário específico – Pergunta fechada

1) Acesse a categoria “Elementos Genéricos” e clique no botão “Settings” do elemento “Pergunta fechada – Seleção Única“. Será aberta a seguinte janela:

Figura 3 – Configurações “Pergunta fechada – Seleção Única (Radio Button)”

2) Altere o texto do “Label para: “De modo geral, como você avalia a qualidade do atendimento ao cliente realizado por nossa empresa?” e clique no botão “Alterar“.

3) No campo “primeira opção” altere o texto da primeira opção para “Excelente” e clique no botão “Alterar“;

4) No campo “nova opção” digite o texto da próxima opção: “Ótimo” e em seguida clique no botão “Inserir“.

5) Insira as demais opções, realizando o procedimento similar ao descrito anteriormente.

Figura 4 – Criando a pergunta fechada

Pronto! O elemento já está criado! Feche a caixa de diálogo. Você já poderá utilizá-lo na construção de um formulário.

Perguntas abertas / semi-abertas

É permitido incluir até quatro perguntas abertas / semi-abertas em um questionário.

Figura 5 – Elementos genéricos – Perguntas abertas e/ou semi-abertas

Para configurar um dos quatro elementos acima como uma pergunta aberta, basta apenas definir o texto da pergunta e não incluir nenhuma opção de resposta. A desvantagam em se utilizar perguntas abertas é que elas não podem ser tabuladas antes de serem fechadas externamente pelo usuário (o sistema não faz isso). Dependendo da pesquisa e do número de registros, o fechamento de perguntas abertas pode ser uma tarefa trabalhosa.

Outra possibilidade, mais interessante, é usar o elemento como uma pergunta semi-aberta. Nesse caso, além de definir o texto da pergunta, o usuário deve inserir o maior número de opções de respostas possíveis. Isso permitirá a tabulação dessas opções. Caso a resposta não esteja listada nessas opções, deve-se clicar na opção “Outras respostas“. Será aberta uma caixa de texto que permitirá a digitação da resposta. Assim somente essas opções adicionais deverão ser fechadas externamente pelo usuário.

Para alterar as configurações e validações da pergunta semi-aberta 1, clique em seu botão “Settings“. Será aberta a janela de diálogo mostrada na figura abaixo. Basta adicionar as possíveis opções de resposta.

Figura 6 – Janela de configuração do elemento “Pergunta semi-aberta 1”

É permitido alterar o texto do label, do placeholder. do help-block e da primeira opção da pergunta. A seleção de uma opção pode ser configurada para ser obrigatória ou não (no checkbox Required). Também é permitido alterar o texto do label, do placeholder e do help-block da caixa de texto “Outras respostas“.

Exemplo de questionário com pergunta semi-aberta

Como exemplo, veja abaixo um formulário simples, do tipo web, criado com nome completo, sexo, faixa etária e com uma pergunta semi-aberta.

Figura 7 – Formulário com pergunta semi-aberta

Se for selecionada a primeira opção (Outras respostas), uma caixa de texto será aberta para ser digitada a resposta.

Figura 8 – Pergunta semi-aberta com opção “Outras Respostas” selecionada

Observação: O preenchimento do campo de texto é obrigatório.

Figura 10 – Lista de Formulários – Pesquisa Marca preferida de café com 50 registros

Figura 11 – Pesquisa Marca preferida de café – Dados da pesquisa

Observação: As opções do campo “Outras respostas” da pergunta semi-aberta podem ser fechadas com auxílio do Excel, exportando os dados da pesquisa em formato CSV ou XML.

Figura 12 – Pesquisa Marca preferida de café – Relatório

Figura 13 – Pesquisa Marca preferida de café – Gráficos